Se a escola fosse uma orquestra...
(autor desconhecido)
Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada. E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso? E os ouvintes, por que não gritam? Estão mudos? Não. Não sabem gritar. Gritam, às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem. E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade. Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare! O ponto de espera é calmo e longo. Com sua ajuda virá outra música. Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da paz, da harmonia, da colaboração, do respeito mútuo.
------------
Caro estudante, seja bem-vindo a mais um ano letivo!
Mais um pouco, e você estará no Ensino Médio e na Universidade!
Que neste ano você possa subir mais um degrau na escada do conhecimento e saber que, com empenho e esforço, pode alcançar muitas coisas. Seus sonhos são possíveis, se você se dedicar a eles. Não desanime nem se ache incapaz. Deus deu dons e talentos para você. Ele te fez útil. À sua família, à sociedade, ao mundo. O que está ruim pode melhorar, e todos podem contribuir para isso, inclusive você. Por menor que pareça a sua contribuição, certamente ela é fundamental.
Uma atitude sua pode fazer toda a diferença. Pense nisso!
Feliz 2012!
Profa. Simone
Texto muito bom para reflexão de professores, alunos e pais, enfim, todos os envolvidos na educação.
ResponderExcluir