terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tipos de argumentos: exercícios

Considerando as definições dadas, classifique os argumentos:

a) Ao se desesperar num congestionamento em São Paulo, daqueles em que o automóvel não se move nem quando o sinal está verde, o indivíduo deve saber que, por trás de sua irritação crônica e cotidiana, está uma monumental ignorância histórica.

São Paulo só chegou a esse caos porque um seleto grupo de dirigentes decidiu, no início do século, que não deveríamos ter metrô. Como cresce dia a dia o número de veículos, a tendência é piorar ainda mais o congestionamento – o que leva técnicos a preverem como inevitável a implantação de perigos. (Adaptado de Folha de S. Paulo. 01/10/2000)

Tipo de argumento: ________________________________________


b) “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” - a famosa frase-conceito do diretor Gláuber Rocha – virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro faturou no ano passado. (Adaptado de Época, 14/04/2004)
Tipo de argumento: ________________________________________


c) O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os desobedientes, cadeia” (VARELLA, Drauzio. In: Folha de S. Paulo, 20 de maio de 2000).
Tipo de argumento: ________________________________________


d) A mulher de hoje ocupa um papel social diferente da mulher do século XIX.
Tipo de argumento: ________________________________________


e) A condescendência com que os brasileiros têm convivido com a corrupção não é propriamente algo que fale bem de nosso caráter. Conviver e condescender com a corrupção não é, contudo, praticá-la, como queria um líder empresarial que assegurava sermos todos corruptos. Somos mesmo? Um rápido olhar sobre nossas práticas cotidianas registra a amplitude e a profundidade da corrupção, em várias intensidades. Há a pequena corrupção, cotidiana e muito difundida. É, por exemplo, a da secretária da repartição pública que engorda seu salário datilografando trabalhos “para fora”, utilizando máquina, papel e tempo que deveriam servir à instituição. Os chefes justificam esses pequenos desvios com a alegação de que os salários públicos são baixos. Assim, estabelece-se um pacto: o chefe não luta por melhores salários de seus funcionários, enquanto estes, por sua vez, não “funcionam”. O outro exemplo é o do policial que entra na padaria do bairro em que faz ronda e toma de graça um café com coxinha. Em troca, garante proteção extra ao estabelecimento comercial, o que inclui, eventualmente, a liquidação física de algum ladrão pé-de-chinelo. (Jaime Pinksky/Luzia Nagib Eluf.. Brasileiro(a) é Assim Mesmo, Ed.Contexto)
Tipo de argumento: ________________________________________


f) O homem depende do ambiente para viver.
Tipo de argumento: ________________________________________

17 comentários:

  1. Gostaria de saber o gabarito . Obrigada

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    1. Gabarito:
      a) Causa e consequência
      b) De autoridade
      c) Por raciocínio lógico
      d) Baseado no senso comum
      e) Por exemplificação/ilustração

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    2. A c não seria: pelo absurdo (ab absurdo)?

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    3. A c não seria: pelo absurdo (ab absurdo)?

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  2. A letra D pode ser um argumento de comparação tb?
    Muito bom!

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    1. Olá!

      Trata-se de fato inegável, comparando-se as duas situações. Daí, o senso comum.

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  3. Poderia se dizer que o argumento de autoridade é o mesmo que citação?

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    1. Sim, espera-se que, na argumentação, utilize-se a fala (citação) de pessoa com autoridade no assunto exposto.

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  4. poderia explicar por que a `` c´´ e por raciocino logico

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    1. Porque se o fumo é pior do que as drogas; assim como não há campanhas publicitárias destas, pela lógica, não deveria haver daquele. Certo?

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    2. Desculpe a demora em responder, mas estava com problemas para postar minha resposta (não aparecia).

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  5. Poderia me responder o que é argumento de princípio?

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    1. É aquele baseado em provas concretas. Está relacionado ao argumento por senso comum.

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  6. Gostaria que justificasse cada uma.

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  7. Os nomes já esclarecem muito acerca de cada um deles, mas você pode compreender melhor esses tipos de argumentos consultando livros didáticos e páginas como: http://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-argumentacao.htm

    Os textos desta atividades foram obtidos na Internet.

    Um abraço e desculpe a demora!

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