quinta-feira, 22 de maio de 2014

Diferença entre trovador e jogral

O trovador é um poeta que, além de escrever em versos, também compõe a música em que eles devem ser cantados. E a poesia que escreve é para ser ouvida, não para ser lida. Diante de que público? Do das cortes. O trovador anda de core em corte, a sua poesia divulga-se rapidamente, embora em círculos sociais fechados. Mas quem tem papel muito mais activo em tal divulgação é o jogral, geralmente de baixa condição no contexto da sociedade em que circula, sendo qualificações bastantes para ele o saber cantar e tocar bem, embora pudesse ser preferido o que possuísse outras artes para chamar a atenção do público. Quais? As que, como diríamos hoje, são mais próprias dos artistas de circo.

O trovador, geralmente da classe nobre, podia empregar um jogral para divulgar as suas composições (...). O jogral podia, no entanto, à força de talento, promover-se a trovador, mas as represálias de casta eram, por vezes terríveis. E o trovador, em caso de penúria, corria o risco de despromover-se a jogral, já que, se Por necessidade fosse obrigado a percorrer as cortes, pelos benefícios daí derivados, a sociedade escalonada em apertada rede de hierarquias tornava-o em fidalgo marginalizado, caído em desgraça, compelido a descer, sem mais remédio, alguns degraus da íngreme e ingrata escada social.
Alexandre Pinheiro Torres, «Introdução» à Antologia da Poesia Trovadoresca Galego-Portuguesa, 2ª, ed.. Lello. Porto, 1987.

http://auladeliteraturaportuguesa.blogspot.com.br/2007/03/trovadores-e-jograis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário