segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Rubem Alves: breve biografia

Rubem Alves (1933) é teólogo, educador e escritor brasileiro. É autor prolífico de livros sobre filosofia, teologia e estórias infantis.

Rubem Alves nasceu em Boa Esperança, em Minas Gerais. Sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde também estudou. Apesar de da boa escola que frequentava, vivia solitário, pois sofria discriminação pelo seu sotaque mineiro.

Estudou teologia e tentou ser pastor no interior de Minas Gerais. Cursou teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas. Exerceu as atividades de pastor em Lavras, Minas Gerais.

Em 1963, foi estudar em Nova York em voltou com o título de mestrado em teologia. Em 1968, foi perseguido pelo regime militar brasileiro, que o acusou de subversão. Viajou aos EUA, onde cursou o doutorado em filosofia na Princeton Theological Seminary.

Nos anos 70, Rubem Alves ensinou educação e filosofia na Unicamp-Universidade de Campinas. Também ocupou diversos cargos, entre eles, o de Diretor da Assessoria Especial para assuntos de Ensino, de 1983 a 1985.

Nos anos 80, torna-se psicanalista através da Sociedade Paulista de Psicanálise. Passou a escrever nos grandes jornais textos sobre comportamento e psicologia.

Rubem Alves, depois de aposentado, investiu seu tempo num restaurante para exercer seu gosto pela gastronomia. O local era também usado para eventos culturais que envolviam cinema, pintura e literatura.

Dos vários livros que Rubem Alves publicou, vale a pena destacar “O que é religião”? (filosofia e religião), “A volta do pássaro encantado”, “O patinho que não aprendeu a voar” (livro infantil) “Variações sobre a vida e a morte” (teologia) e “Filosofia da Ciência” (filosofia e conhecimento científico).




Nenhum comentário:

Postar um comentário