sábado, 15 de março de 2014

A dupla eu e mim


Por Simone Costa


"Mim qué toca, mim gosta ganhá dinheiro". Aqueles que são da minha época, certamente lembrar-se-ão dessa música do Ultraje a Rigor. Quem não se lembra nem conhece a banda, sem problemas: o importante é enxergar o "ultraje" à Língua Portuguesa...

Muitas pessoas ainda se confundem quanto ao emprego do EU e do MIM. Mas não tem segredo. Basta lembrar que o EU é aquele que faz tudo e qualquer coisa. Falou de trabalho é com ele mesmo. Já o MIM gosta de descansar e quer tudo de mão beijada. Ele não faz nada nem toma atitude alguma. Só recebe. 

Assim, quando envolver atividade, movimento, trabalho (sempre expresso por um VERBO), use o EU. Se for apenas receber, em uma atitude passiva, o MIM. Vamos aos exemplos:

Traga o livro para MIM (olha o MIM folgadão, estirado no sofá...).

Traga o livro para EU ler (opa, envolveu uma atividade, olha o verbo de ação, então é o EU).

Entrega para MIM (recebendo) que EU encaminho para você (tomando uma atitude).

Viu como é fácil?

Este texto pode ser total ou parcialmente copiado desde que citada a autoria e fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário